Há 50 anos, a psiquiatria tratava apenas quadros gravíssimos, de pessoas que muitas vezes não conseguiam conviver em sociedade, ou que eram estigmatizadas como “loucas”.
Com a evolução da medicina, quadros comuns e corriqueiros, como ansiedade, depressão, esgotamento, transtornos de humor têm tido a oportunidade de ser avaliados e tratados.
Saúde mental é um estado de bem estar que permite ao indivíduo desenvolver suas habilidades pessoais para responder aos desafios da vida.
Um em cada 4 adultos pode ser diagnosticado com transtorno mental, que é uma disfunção da atividade cerebral que pode afetar o humor, o comportamento, o raciocínio, a forma de aprendizado e maneira de se comunicar de um indivíduo.
Existem tratamentos para os mais diversos tipos de patologias visando sempre reabilitar a saúde mental de cada indivíduo.
O psiquiatra é o médico com especialidade nas questões que envolvem os mais variados tipos de sofrimentos mentais. Esse sofrimento se estende a todos que convivem com a pessoa e pode ser altamente incapacitante.
Alterações de humor como irritabilidade, falta de prazer ou de sentido na vida, cansaço excessivo, alteracões no sono e no apetite, queda no rendimento de trabalho e isolamento são indícios de que a saúde mental e a qualidade de vida estão comprometidos.
Ambos os profissionais se complementam, mas têm abordagens diferentes. O psiquiatra é um profissional médico com conhecimento sobre fisiologia, psicopatologia e terapêutica dos diversos problemas que levam a mudanças no bem estar e no comportamento humano.
Queremos ter a oportunidade de proporcionar melhor qualidade de vida e de desenvolvimento para você e sua família.
AGENDE UMA CONSULTA